quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Moacir Carioca o rei da tesoura... e da navalha também!

Lembro como se fosse hoje, por volta de dez anos atrás, insatisfeito de andar por cabeleireiros, buscava um barbeiro, na sua forma mais tradicional, para que pudesse cortar o cabelo e fazer a barba. Foi aí que me indicaram o Moacir Carioca.

Na entrada da barbearia, senti logo a simpatia do barbeiro, que de logo tentou puxar qualquer assunto para que seu novo cliente pudesse se sentir a vontade.

Pouco tempo depois, descobri que o meu Pai, que mora em outra Capital, somente cortava o cabelo com o Carioca e que esta prática vinha desde a época em que a barbearia era no Salão Central, há mais de trinta anos.

O Moacir começou nas funções de barbeiro aos treze anos, na sua Cidade natal de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, tendo aprendido o ofício com o Pai. Em uma das vezes me contou que descobriu que seria barbeiro quando havia muitos cabelos a serem cortados e o Pai o chamou para que lhe ajudasse. Em pouco tempo o Carioca angariou mais clientes que o seu ascendente.

Chegou a Belém em fevereiro de 1978, trabalhando um ano no Salão Presidente, dezenove anos no Salão Central e, hoje, está a onze na Antônio Barreto, no bairro do Umarizal, onde faz carreira solo em sua barbearia. Ao todo, possui 52 anos somente de profissão e mais de 1.300 clientes fixos.

O apelido de “Moacir Carioca, o rei da tesoura”, foi dado pelo jornalista Luis Paulo Freitas, o saudoso Paulo Zing, em 1978, que passou a assim nominá-lo em suas colunas semanais em jornais desta Capital. Mas, para os amigos, conta o Carioca, que Paulo Zing se referia ao Moacir como “o rei da tesoura... e da navalha também”, fazendo referência ao impecável corte de barba que o Carioca faz, que posso dar meu testemunho.

O objetivo deste relato não é outro se não a satisfação de proliferar a notícia que tive hoje pelo próprio Moacir de que o barbeiro vai ser agraciado, no próximo aniversário da Cidade de Belém, com o título Cidadão Belenense, título este mais que merecido.

Aliás, hoje também me disse que vai alugar o Mangueirão para as comemorações, pois somente assim caberão todos os seus amigos.

- x -

Nenhum comentário: