quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Yoani Sanchez e Cuba

Como podem constatar pela relação de blogs do lado esquerdo do monitor, há algum tempo venho seguindo o blog de Yoani Sanchez, a escritora e blogueira cubana, crítica do regime dos Castros.

Ser crítica tudo bem, afinal, em toda democracia existe oposição ao Governo. Mas daí a ser perseguida pela polícia e espancada, assim como ter negada a sua saída de Cuba, mesmo que temporariamente, é demais.

O Governo castrista chegou até mesmo a tirar o blog do ar, impedindo a blogueira de fazer suas postagens, o que a levou a mandar os textos por email's diversos para amigos na Espanha, burlando a inteligência cubana, que colocavam na internet os textos.

Foram 19 tentativas de saída (lícitas) de Cuba, todas negadas. O Brasil negou a entrada da blogueira neste País 5 vezes, em um ritual de beija-mão (literalmente, pois vi na imprensa) de Fidel Castro pelo ex-Presidente Lula.

Hoje assisto com satisfação a aprovação do visto pelo Governo brasileiro, autorizando a entrada da criadora do "Generation Y", em uma atitude de rebeldia da Presidente Dilma contra o seu mentor e criador Lula. Aliás, um ato de coragem na cúpula do Partido dos Trabalhadores. Me pergunto até mesmo se fez isto por saber que o mais difícil Está por vir: a Yoane conseguir o visto de saída de Cuba, dado pelo Governo cubano.

Na Universidade, durante os arroubos da juventude, como diz o meu amigo Mário Figueiredo, me auto-intitulava socialista, defendendo ferrenhamente o regime cubano e a oposição aos isteites.

Hoje, que meus cabelos brancos me deram alguma maturidade, vejo que essa versão socialista-classe-média-de-boteco era exagerada e que, dado o desconto da pouca idade, nao deveria ter defendido esse regime ditatorial e totalitário dos Castros. Aliás, minha mãe sempre esteve certa.

Estou orgulhoso de meu País pela emissão do visto, permitindo que seja homenageada em um documentário que será lançado na Bahia em fevereiro, de corpo presente, fato que tantas vezes não aconteceu por não ter sido permitida a saída de Cuba.

E que venha Yoane Sanchez! Se Fidel deixar...

Da base, Belém, Pará.


- Posted using BlogPress from my iPhone

2 comentários:

Anônimo disse...

A Dilma tem dessas coisas, coragem nao tem lhe faltado para enfrentar assuntos espinhosos. Bem, parece que os Castros engoliram bem ate agora a concessao do visto, dada a visita recente de nossa Presidente a Cuba, sem maiores controversias. Abs Ary. Carla

Ary Lima Cavalcanti disse...

Pois'é Carlinha, hoje negaram o visto de saída da Yoane de cuba. Quando eu digo que não devemos discutir com a mãe. Ela sempre está certa.... Tenho vontade de conhecer Cuba, mas essas atitudes desestimulam sobremaneira. Beijos minha leitora fiel, e abraços para o mano