domingo, 25 de setembro de 2011

Fortaleza, sempre um agradável passeio

Eu e a Preta queríamos que o Pedro tivesse uma experiência de andar de avião. Algo próximo de Belém e agradável, para ver como se comportava. Decidimos vir para Fortaleza, Capital cearense, já que os avós iriam chegar da Europa por esta (escrevo de Fortaleza) rota, confraternizando a família. E, junta-se a este fato, que torna a Cidade mais agradável ainda, a lembrança de que eu e a Preta nos conhecemos aqui. Mas esta estória fica para uma nova postagem.

Pesquisamos na net o melhor programa para um bebê que completa hoje seis meses e descobrimos a famosa barraca de praia Crocobeach, na Praia do Futuro. A barraca tem uma infraestrutura gigantesca, com piscina, fraldário, comida self service, uma parte no calçadão, lojas, brincadeiras com animadores, palhaços, uma parte da barraca na areia e preços animadores. Realmente, algo que agrada gregos e troianos.

Para os pais, dois grandes restaurantes:

O primeiro, o Coco Bambu, na Av. Beira Mar nº 3698, considerado por uma famosa revista o melhor restaurante de frutos do mar de Fortaleza. E é mesmo, nos poucos que conheço. Comi um grande e generoso pastel de lagosta (R$ 11,90) e um Camarão Iracema (R$ 68,90), a Preta e a minha mãe comeram Camarão a Delícia (R$ 68,90). Caro? Trouxemos mais da metade da comida. O prato do restaurante é, indicado pelos garçons, para duas pessoas, mas o meu, delicioso, dava para três, tranquilo, talvez para quatro. E o da Preta e da minha mãe também sobrou.

Como já se conhece o Camarão a Delícia, que é o mesmo preparo do peixe, vou resumir somente o meu prato: arroz de leite, com leite de coco, muitos camarões rosas médios e grandes, pedaços de queijo coalho e uma fina fatia de queijo encima de tudo, antes de levar para gratinar. Espetacular. Acompanhei com o australiano branco Heartland (mais ou menos R$ 72,00), que já havia bebido, mas hoje teve um sabor especial. A sobremesa, torta de limão, também deu para três, o que levou a Preta a acreditar que o dono do restaurante é de Itu e não do Ceará.

O atendimento, como é regra no Nordeste, mas que deve sempre ser aplaudido, muito bom, com atendentes e garçons simpáticos.

Outro considerado como o melhor restaurante variado pela mesma revista, é o Oui Bistrô (Av. Santos Dumont, 2391, esquina com Nunes Valente, Aldeota). Ambiente sofisticado com simpáticos garçons. Os pratos se explicam por si só: Eu, Badejo com crosta de rapadura e queijo coalho e risoto de banana da terra, a Preta, cauda de lagosta grelhada com risoto de camarão. O meu, fantástico, o carro chefe da casa, o da Preta, meiote, mesmo sendo lagosta (A Preta está reclamando do pedido até hoje). O vinho, branco, não vale a pena lembrar e não me lembro mesmo. Mas, não se engane, o restaurante é bom e agradável e vale a pena a visita.

É isso, Fortaleza é sempre um agradável passeio e me traz grandes recordações, de um povo batalhador e simpático, de belezas naturais e de momentos que vivi por aqui.

Nenhum comentário: