segunda-feira, 21 de março de 2011

Museu do Prado

Ontem, um professor meu perguntou qual lugar tinha como especial para mim. Respondi que gostava muito de Madrid,  lembrando da Cidade e da minha lua-de-mel, no qual tive muito bons momentos com a Preta. Aliás, contribuiu decisivamente para tornar Madrid especial para mim, além do pequeno hotel que ficamos hospedados dentro da Plaza Mayor, o Museu do Prado.

Este museu é o mais importante da Espanha e um dos mais importantes da Europa e do Mundo. Abriga obras espanholas, francesas, flamencas e até mesmo alemãs. Nele são encontradas pinturas de autores como Velázquez, Rembrandt, Botticelli, Rafael, Caravaggio e outros não menos famosos.

Mas as obras que mais me impressionaram foram as de Francisco de Goya, na qual o Museu é o detentor do maior acervo deste pintor. Particularmente as “pinturas negras” deste Autor me deixaram impressionado pela expressão dos quadros, como é o caso da “A Romaria de San Isidro”, na foto abaixo.


O Museu do Prado é um lugar mágico para mim, pela lua-de-mel, pela companhia, pela arquitetura do Museu, que foi fundado em 1819 e, obviamente, pelas obras. Poderia dizer que foi o melhor museu que fui. Digo mais, pela minha ignorância na época, não teria ido, somente o tendo conhecido por conselhos dado pela minha amiga Solange Afonso, conselho este que repasso aos leitores.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa dica Ary, ja vou incluir no roteiro de julho. Abs. Carla

Anônimo disse...

Vá Carlinha. Acho que vai ser ótimo mostrar para o Vitor e o Gabriel o Museu. Diria mais, apenas como sugestão, pois não posso dar conselhos a sua atenciosa e responsável maternidade, faz uma breve pesquisa na net que vais encontrar a história do museu, como ele foi criado, a época de guerra, a sua arquitetura, como adquiriu as obras alemãs e, principalmente, o que são os 14 quadros da pintura negra de Goya e onde eles estavam, que cais achar sensacional e, quanto a pintura negra, o Vitor vai adorar em saber como eles foram descobertos e transplantados para o museu do Prado. Beijos. Ary.