quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Bistrô 66

Para me despedir do Rio de Janeiro, decidi conhecer o famoso Bistrô 66, do Chef Francês Claude Troisgros. Restaurante fino, providenciei a reserva no dia anterior. Para ser sincero, não necessitava, mas estávamos garantidos na mesa.

Foi uma quarta-feira. No dia anterior, terça-feira, houve o menu degustação, que são servidas seis taças de vinho com os respectivos pratos, visando, como o nome diz, a harmonização, pelo preço de R$ 130,00, segundo a informação do garçom.

No início, confesso que achei certo esnobismo no atendimento, mas logo o meu pensamento se dissipou com a propriedade da argumentação da Preta, que me fez crer que era apenas o formalismo de um restaurante francês. O atendimento foi muito bom e o maitre, muito solícito, indicou o mais barato: O Menu do chefe (R$ 99,00 por pessoa, com cordeiro, acréscimo de R$15,00), que dá direito à entrada, prato principal e sobremesa.

Começamos com salada de palmito pupunha e queijo de cabra crocante, ou seja, queijo de cabra a milanesa. Como prato principal, a Preta foi de fetuccine ao molho de cogumelos e eu de Carneiro.

Pedi carneiro, pois me lembrei de um programa Que Marravilha! que vi do chef. Realmente, o Carneiro estava um show: costeleta, coberta com farofa crocante com tomates secos e alho, sem qualquer defeito. Vinha com a opção de se pedir arroz ou batata frita. Escolhi batata, que igualmente me surpreendeu, pois era finíssima, sequinha e com... manjericão!

Na sobremesa, cheesecake e torta de limão, também irreprocháveis. 

Para acompanhar, o francês Cazes Domaine Lê Cânon Du Marechal, syrah e merlot, indicado no menu, muito apropriado para o carneiro, com foto da Preta.


Do Rio de janeiro, RJ.

Nenhum comentário: